top of page

O que significa dumping no comércio exterior?


Imagem de guindaste de Port of Baltimore, USA - Martins Logística Internacional
Dumping no Comércio Exterior - Martins Logística Internacional

Dumping, de uma forma geral, é a comercialização de produtos a preços abaixo do custo de produção.


Por que alguém faria isso?


Basicamente para eliminar a concorrência e conquistar uma fatia maior de mercado. A definição oficial desse termo, que literalmente significa liquidação, está no Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (Gatt, das iniciais em inglês), documento que regula as relações comerciais internacionais.


A rigor, o dumping diz respeito às vendas ao exterior, mas ele também pode acontecer no mercado interno. Os dumpings ocorrem, normalmente, em duas situações.


1. Quando determinado setor recebe subsídios governamentais e, por isso, consegue exportar seus produtos abaixo do custo de produção. Um exemplo bastante conhecido são os subsídios concedidos aos agricultores da Europa e dos Estados Unidos, que frequentemente prejudicam as vendas brasileiras ao exterior.


2. Quando alguma empresa decide, como estratégia, arcar com o prejuízo das vendas a preços baixos para prejudicar, ou até mesmo eliminar, algum concorrente.


No Brasil, houve suspeita de que grandes cadeias estrangeiras de supermercado praticaram dumping para tirar do mercado estabelecimentos menores. Os casos de dumping no comércio internacional são resolvidos no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), que condena severamente essa prática.




Comments


bottom of page