top of page

O que são operações "back to back"?

São caracterizadas pela compra de mercadorias no exterior por uma empresa sediada no Brasil, para revenda a um terceiro.



Detalhe: Tanto a compra, como a entrega ocorrem no exterior, sem trânsito da mercadoria pelo território brasileiro. Neste caso, a empresa brasileira é responsável por controlar toda a operação e após efetuar a transação do recebimento da venda, faz o pagamento das compras ao fabricante.


Esta operação é conhecida também como operação triangular por envolver três empresas no processo:

1. Empresa fabricante no exterior: a empresa que fabrica a mercadoria e que vende para a empresa brasileira;

2. Empresa compradora localizada no Brasil: a empresa brasileira que efetua a venda da mercadoria para outra empresa no exterior, considerada compradora final;

3. Empresa importadora no exterior: a compradora final, ou seja, aquela que efetivamente vai receber a mercadoria, ela pode estar localizada em um terceiro país ou no mesmo país do fabricante.


Como a mercadoria não vai entrar em território nacional, não é necessário nenhum processo de liberação aduaneira.


Agora que você já sabe o que é uma operação back to back, nós vamos falar um pouquinho sobre os procedimentos dessa operação:


1. Cabe ao negociador, ou seja, a empresa brasileira, identificar o potencial comprador e encontrar no mercado externo um fornecedor que seja compatível com a necessidade;


2. O negociador emite uma fatura proforma (documento que dá início ao processo) ao adquirente firmando o compromisso entre as partes. Este documento é similar a fatura definitiva, mas contém características de um orçamento, ou seja, não gera obrigação de pagamento por parte do comprador;


3. O fornecedor emite os documentos de exportação para o negociador;


4. O negociador fará o endosso no verso do conhecimento de transporte e o enviará, junto com a fatura comercial e o packing list, ao adquirente.


bottom of page