CARGA FRIGORÍFICA
O caminhão para frete de carga frigorífica precisa, obrigatoriamente, ter baú com vedação, revestimento térmico e equipamento de resfriamento. Exemplos: como VUC, toco, truck e carreta
CARGA VIVA
Para animais de grande porte, como bovinos e equinos, o correto é utilizar a carroceria boiadeira. Para animais menores, como frangos, a carroceria recomendada é a gaiola. Os modelos mais utilizados são o truck e a carreta.
CARGA INDIVISÍVEL E DE GRANDES DIMENSÕES
A carroceria precisa ser do tipo prancha, pois é totalmente aberta. Assim, é possível levar mercadorias de grandes dimensões. Para completar, essas cargas costumam ser muito pesadas. Portanto, é preciso utilizar cavalo mecânico trucado na maioria das vezes.
CARGA SECA
Essa carga é uma das mais comuns. O ideal é que o caminhão para frete de cargas secas tenha carroceria baú. Pode ser desde o VUC até a carreta LS.
Outra carroceria muito utilizada para carga seca é a Sider.
CARGA A GRANEL
Quando se fala em carga a granel, refere-se a produtos não embalados, ensacados ou encaixotados. Na maioria das vezes, são matérias-primas para a fabricação de outros produtos e se dividem em a granel sólido e líquido.
GRANEL SÓLIDO
São exemplos de cargas a granel sólido a soja, o trigo e o milho. O caminhão para frete dessas mercadorias é o que tem carroceria aberta, do modelo graneleiro ou grade alta. Como são cargas de grande volume e peso, os veículos mais indicados são o truck ou a carreta de cavalo simples ou LS.
Existem outras duas possibilidades para o transporte de carga a granel sólido. Uma é utilizando containers. Nesse caso, o mais comum são carretas, bitrem e rodotrem. A outra é com carrocerias basculantes, quando é necessário transportar areia ou brita, por exemplo.
FAÇA UMA COTAÇÃO COM A MARTINS E CONHEÇA A NOSSA FROTA PRÓPRIA!
Comentarios