top of page

Você sabe quais são os principais produtos exportados pelo Brasil?

Hoje, o Brasil é a 13ª maior economia global, mas ocupa a 25ª posição entre os exportadores mundiais de bens.


O Brasil é campeão em exportação de soja, petróleo, minério de ferro, celulose, milho, café e carnes bovina e de frango. Os 10 principais países consumidores das exportações brasileiras são respectivamente a China, Estados Unidos, Países Baixos, Argentina, Japão, Chile, México, Alemanha, Espanha e Coreia do Sul.


As exportações aumentam a produtividade, a inovação e a competitividade das empresas. Isso ocorre porque elas precisam se adequar às exigências do mercado exterior e acessar novas culturas abrindo espaço para trocas de experiências, potencializando o intercâmbio de tecnologias e know-how.

Os 10 produtos mais exportados pelo Brasil em 2020 foram:


1) Soja; 2) Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos; 3) Minério de ferro e seus concentrados; 4) Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos; 5) Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada; 6) Celulose; 7) Carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas; 8) Farelos de soja e outros alimentos para animais (excluídos cereais não moídos), farinhas de carnes e outros animais; 9) Produtos para a Indústria da Transformação; 10) Açúcares e melaços.

Nos últimos 10 anos o país perdeu 5 posições na ranking de exportações. Em 2008, ocupava o 22º lugar e hoje o 27º. A perda de exportações industriais é preocupante para o país. As vendas desse setor são as que mais beneficiam a economia brasileira, com impacto positivo em empregos, salários e tributos.


Comments


bottom of page